Começou a vistoria dos apartamentos no meu condomínio, apesar da felicidade pela a realização do sonho da casa própria, deve se tomar cuidado, pois é nessa fase que se tem que detectar os problemas, para que o sonho do doce lar não amargue. Vale lembrar que a vistoria começa desde a campainha e depois conferindo a porta de entrada. Se você preferir divida por cômodos ou se começou olhando a porta de entrada que tal olha todas as portas ? e depois todas as janelas ?. O importante é lembrar que tudo deve ser testado. Dos bocais e interruptores aos ralos e descargas. Das janelas aos pisos de toda a casa. E atenção : Só assine o termo do imóvel foi vistoriado depois de conferir cada detalhe, pois muitos dos itens perde a garantia depois da mudança !
Confira abaixo 30 dicas para vistoria completa :
Parte elétrica :
1 - Antes de tudo, caso o imóvel esteja ainda sem energia elétrica, deixe isso claro no seu termo de vistoria. E peça uma nova vistoria para quando a energia estiver funcionando. É comum que a maioria dos imóveis ainda estejam com o relógio desligado.
2 - Com um carregador de celular, verifique se todas as tomadas estão funcionando corretamente.
3 - Olhe se há indicação de todos os pontos necessários no quadro de energia.
4 - Leve também uma lâmpada e faça o teste em todos os bocais do imóvel. Aproveite para verificar se a energia está fraca ou satisfatória.
5 - Um item que acaba sendo esquecido, mas que também deve ser testado é a campainha.
Pisos :
6 - Com uma bolinha de gude é possível perceber se o piso ou o contrapiso está muito irregular.
7 - É importante prestar atenção, também, nas áreas que delimitam os cômodos, para saber se o granito colocado sob as portas não está muito alto, “ilhando” aquele cômodo.
8 - Faça o teste do silêncio: tente pisar ao máximo dentro do imóvel para perceber se há algum piso com som oco. Pois ele pode se soltar em pouco tempo.
Parte hidráulica :
9 - Antes de qualquer coisa, teste as torneiras. Abra cada uma e perceba o fluxo de água corrente e possíveis vazamentos.
10 - Aproveite para observar se os objetos de metais não estão arranhados ou manchados.
11 - Verifique também se a água escoa corretamente ou se há possíveis problemas na tubulação que leva água àquela torneira.
12 - Após abrir a torneira por algum tempo, veja se não há goteiras por baixo dos recipientes.
13 - Teste também todas as torneiras juntas abertas, e dê descarga no vaso sanitário, para testar a pressão.
14 - Observe se os registros funcionam normalmente.
15 - Com um balde, teste o escoamento na varanda para conferir se a água vai escoar normalmente para o ralo. Faça o mesmo com o box dos banheiros.
16 - E não se esqueça de testar, também, a pressão da descarga no vaso sanitário.
Portas, janelas e esquadrias
17 - Teste portas e janelas. Abra e feche várias vezes cada uma delas para ver se não estão empenadas, agarrando ou com ruídos.
18 - Nas portas, verifique se elas estão completamente pintadas. Com um banquinho de madeira, olhe por cima de cada porta. Um pedaço de madeira aparente e sem pintura pode deixar o material exposto a problemas futuros.
19 - Nas esquadrias, veja se não estão arranhadas ou manchadas.
20 - Teste as fechaduras, o olho mágico da porta de entrada.
21 - Os vidros das janelas não podem ter riscos ou partes trincadas. É importante observar, também, se estão bem presos ou se ficam trepidando com o vento.
Observações gerais
22 - Observe se as paredes estão retas. Se aproxime da parede e olhe se ela segue uma direção constante ou se tem “barrigas”.
23 - Fique de olho nas áreas molhadas. O revestimento apresenta manchas ou rejunte mal colocado?
24 - Faça o teste de bater nos azulejos para ver se o som é oco. Caso seja, ele pode se desprender facilmente.
25 - Veja se o rejunte está bem feito e se está limpo.
26 - Confira se não há manchas de tinta nos pisos e rodapés.
27 - Gesso no teto pode denunciar infiltração. Veja se eles não estão amarelados ou úmidos.
28 - Verifique se a vaga de garagem consegue abrigar o seu veículo sem obstáculos.
29 - Faça foto de tudo o que você achar que pode estar errado, mesmo que não esteja. O registro serve como prova.
30 - Por fim, esteja sempre com o memorial descritivo em mãos para saber se os materiais entregues são os mesmos que estavam previstos no contrato.
FONTE : gazeta online